Alteração das funcionalidades de limite de horas de condução

Conduzir durante largos períodos de tempo pode provocar sonolência e fadiga. Segundo os resultados do recente inquérito ESRA – European Survey of Road Users’ Safety Attitudes, cujo membro português é a PRP – Prevenção Rodoviária Portuguesa, cerca de 60% dos portugueses inquiridos afirmaram ter conduzido, apesar de estarem demasiado cansados para o fazer nos 12 meses anteriores ao estudo.

Assim, comprometidos com a sua segurança e a dos utilizadores, em Junho de 2018 lançámos uma nova funcionalidade em que todos os motoristas em Portugal devem permanecer offline por um período de 6 horas, após um total acumulado de 10 horas de condução. Estas horas são calculadas com base no tempo em que estiver a conduzir para recolher utilizadores e no decorrer da própria viagem.

Agora, com a entrada da nova lei que regula o transporte em veículos descaracterizados, realizámos várias alterações para ir ao encontro dos novos limites de horas diários/semanais. Motoristas TVDE estão assim impedidos de operar:

  • Mais de 10 horas num período de 24 horas
  • Mais de 60 horas por semana
  • Mais de 48 horas por semana, em média, num período de 4 meses

Importante referir que a sua aplicação Uber Driver não irá terminar nenhuma viagem em curso, ficando apenas offline no final de qualquer viagem que o faça ultrapassar o limite de tempo.


O que se altera no limite diário?

Até agora, a aplicação obriga-o a ficar offline por um período de 6 horas, após um acumulado de 10 horas de condução efetiva.

A partir de agora, não poderá conduzir mais de 10 horas num período de 24 horas, que se reinicia automaticamente todos os dias ás 06:00. Quando atingir as 9 horas de condução, receberá um aviso a informar que lhe resta 1 hora de condução.


Como funcionam os limites semanais?

Nos limites semanais, as semanas têm início segunda-feira às 06:00 e terminam na segunda-feira seguinte às 05:59. Quando lhe faltarem 6 horas para atingir o limite semanal, também receberá um aviso. Após atingido o limite de horas semanal, apenas poderá voltar a conduzir na segunda-feira ás 06:00.

As regras de comunidade da Uber em Portugal já reforçam a importância de fazer uma pausa ao volante em largos períodos de tempo. No entanto esta novas funcionalidades asseguram que estes limites são cumpridos e que vão de acordo com a nova lei.  

 

Boas viagens,
A sua equipa Uber Portugal